sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Amigo

Olá!


"Para ser o teu próprio melhor amigo são fundamentais alguns requisitos:
Uma relação amistosa precisa de começar pela humildade. Se achas que és o Super-Homem ou a Mulher Maravilha,é melhor veres as coisas bem. Chora por seres fraco, porque erras, explode, faz asneiras… Enxuga as lágrimas e perdoa-te, que é o que os bons amigos fazem: perdoam.

Para essa boa amizade leva em conta o bom humor, lembrando que “Para atingir a verdade é preciso superar a seriedade da certeza.”. Assim, respeitando a verdade mas transcendendo-a, passarás a divertir-te com o imponderável da vida, tolerando as suas dificuldades.

Fazer o bem para si mesmo nada tem a ver com ser egoísta. Acredita: ninguém se vai chatear com isso. Nega-te a participar em coisas em que não acreditas. Presenteia-te com boa música, bons livros, boa conversa. Não ajas por encenação nem para agradar aos outros, mas sê gentil e educado, pois isso reforça laços.

Por fim, pára de fantasiar a vida, de te sentires perseguido, neurotizar relações, chatear por coisas insignificantes, investir em chatices e discussões, e procurar no passado justificativas para ser como és, dizendo que “o mundo quis assim…” Asneira, o mundo nem estava a prestar atenção em ti, acorda! Salva-te dos teus traumas de infância.


Conta comigo, conta com o que for preciso, mas lembra-te de que sem amizade, por ti próprio vais continuar enredado nas tuas angústias sendo apenas o teu pior inimigo."

*Baseado num artigo de Martha Medeiros

3 comentários:

Cavaleiro sem rumo disse...

Existem pessoas nas nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples facto de terem cruzado o nosso caminho. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras vemos apenas entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo. Há muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós. Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem. Mas o destino apresenta-nos outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar os nossos caminhos. Muitos desses denominamos amigos do peito, do coração. São sinceros, verdadeiros; sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz felizes... Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então é chamado de amigo namorado. Este dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés. Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Estes costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, não podemos esquecer os amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra. O tempo passa, o Verão vai-se, o Outono se aproxima, e perdem-se algumas das nossas folhas. Algumas nascem num outro Verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais felizes é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria. Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho. Desejo a todos vocês, folhas da minha árvore, Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade... Hoje e Sempre... Simplesmente porque: Cada pessoa que passa na nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós. Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada. Esta é a maior responsabilidade da nossa vida. E, é a prova quase evidente de que duas almas não se encontram por acaso. Bjs

Ric Filipe disse...

Fiquei sem palavras....
Simplesmente brilhante
Obrigado

rmena disse...

uau...