terça-feira, 16 de agosto de 2011

Sofrimento

"A vida é uma substância da possessão mútua dos Dez Mundos. Portanto, o reino do sofrimento do inferno nunca pode ser eliminado. Nunca poderemos nos libertar do sofrimento. Achar que conseguiremos fazê-lo nada mais é do que ilusão. A questão é se controlamos o sofrimento ou se somos controlados por ele.
Uma vez que os desejos mundanos, em sua natureza fundamental, não são diferentes da iluminação, o poder da Lei Mística permite-nos transformar todos os sofrimentos em causas para a felicidade.
Devemos obter essa visão iluminada da enfermidade e do sofrimento como inescapáveis; devemos alcançar um estado mais elevado de espírito em "sofremos o que tivermos que sofrer" e recitarmos o Daimoku.
Tanto quanto possível, devemos encarar o sofrimento em nossa vida serenamente, como se estivéssemos fitando o mundo interior de grandes alturas, tentando perceber as causas e os efeitos desse sofrimento com fé e mudá-los. (...) Para as pessoas verdadeiramente fortes, até mesmo os sofrimentos são prazerosos. É o poder da fé que atrai esta grande energia vital".
Daisaku Ikeda ("Grande Correnteza para a Paz", vol. II, pág. 187)

Sem comentários: